asds
Desfile cívico de 7 de setembro atrai multidão em João Pessoa

desfile3  foto Wagner VarelaMovidas por um sentimento de patriotismo, cerca de 14 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (7) para assistir ao desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil. O evento, que ocorre tradicionalmente na Avenida Duarte da Silveira, no bairro de Torre, em João Pessoa, mobilizou instituições públicas e privadas.

 

Ao som de bandas marciais e palavras de ordem, as tropas das Forças Armadas foram as primeiras a passar pela avenida.  Fardados e portando armamentos de longo alcance e alto poder de destruição, os militares levaram para a Duarte da Silveira tanques blindados, equipamentos de segurança e outros veículos menores usados em ações de combate. As equipes de soldados e oficiais jovens desfilaram junto com grupos de ex-combatentes das Forças Armadas, o que despertou aplausos do público.

 

Após o desfile das tropas federais, entraram na avenida as outras forças de segurança pública, que levaram para a rua diversos animais, veículos, armamentos e maquinários para apresentar modalidades de equipes e de serviços oferecidos corporação.  Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil da Paraíba e Guarda Municipal de João Pessoa  chamaram a atenção das pessoas no local e ainda mostraram seus projetos sociais.

 

Os bombeiros desfilaram com uma fita preta nos uniformes, simbolizando luto pela morte do sargento Josélio de Souza, assassinado no último dia 30. A Polícia Civil foi representada por equipes de várias delegacias especializadas e pelo Grupo de Operações Especiais (GOE).

 

O desfile ainda teve a participação de alunos e funcionários de instituições públicas e privadas que funcionam em João Pessoa.  Para o comandante do 1º Grupamento de Engenharia de João Pessoa, general Marcelo Guidon, o  7 de setembro é mais que uma data especial, mas um momento de celebração cívica.  “Esta é a maior festa cívica do país. Estamos há quase 200 anos na comemoração pela independência brasileira. Esta é a razão pela qual a sociedade pessoense se fez presente aqui neste evento. Este sentimento de patriotismo é muito forte no povo brasileiro“, afirmou.

 

desfile -  foto Wagner VarelaO secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, representou o governador Ricardo Coutinho no evento. Ele chegou ao local do desfile num tanque blindado do Exército Brasileiro. Após a abertura do desfile, o secretário observou que comemorar o dia 7 de setembro é uma obrigação de cada brasileiro, em virtude da importância dessa data.

“Essa data tem um simbolismo muito grande para todos nós. Representa nossa luta, a força de um povo batalhador. É uma a comemoração que vai além de uma simples  satisfação, é uma data que não é apenas comemorativa, mas que representa até os rumos de nossa nação“, afirrmou.